domingo, 14 de junho de 2015

Pela vizinhança.

A melhor maneira de se conhecer um lugar é andando pelas ruas, explorando cantinhos escondidos, observando a vida como ela é. Eu sou uma andarilha urbanóide. Sou capaz de caminhar por horas a fio enlevada pela paisagem, pelos cheiros, pelas cores, pelos sons, mas especialmente pelas pessoas. Cada coisa que descubro!!!

 
Tenho um instinto de direção super bom, o que ajuda muito, e uma bússola interna ligada no automático. Na verdade, sempre que mudo de hemisfério acontece uma coisa engraçada. Meu senso de localização se altera em 180º. Dá até tontura quando procuro me orientar. Demora pelo menos uma semana pra me adaptar... coisa de maluco, eu acho (deve ser um chip alienígena implantado, me disseram). 

Aqui em Beijing pelo meu bairro, que eu adoro, a cada passeio vejo coisas que me encantam, me intrigam e até me assustam: chinesices, uai! 




Os contrastes são gritantes. A China é um lugar cheio de contradições e extremos. Um lugar de superlativos. 

Um lado do rio.
 O outro lado do mesmo rio.


















Pelas praças e espaços públicos em geral há uma muvuca de coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Por exemplo, num espaço ao longo daquele rio acima, ao lado de um shopping super moderno e elegante, o Indigo, você encontra um mercadão daqueles que estão sendo fechados a cada dia, na praça que dá acesso ao mercadão acontece de tudo. 


Você pode cortar os cabelos, jogar uma sinuquinha, consertar sua bicicleta, consultar a cartomante, fazer a barra da calça com a senhora que traz a sua máquina de costura e coloca bem no meio de uma calçada, pode até fazer uma massagem. Tudo ali mesmo!



E pode ligar o seu radinho e aprender a dançar um super hit do momento (Você é minha maçãzinha - Ni shi wo de xiao yi xiao ping guo) com a professora Zhang. Ela é a senhora de blusa florida. Assim que viu que eu estava filmando, ficou toda ouriçada e pediu pra eu gravar ela mesma dançando. Depois foi me ensinar. Eu fiz a aula, mas este mico não vou postar, não.




Se preferir, também pode só se soltar e sair rodopiando livremente, sem vergonha, sem preconceito.



Vai dizer que isto aqui não é louco de divertido!?


Nenhum comentário:

Postar um comentário