sexta-feira, 5 de junho de 2015

Gan Bei - 干杯 !!!

Muitos costumes na China têm se transformado numa velocidade alucinante. Alguns, no entanto, persistem e coexistem com certas modernidades como por exemplo a de tomar bebidas geladas.  Tradicionalmente serve-se chá morno durante as refeições. Água é considerada muito simples pra ser servida a convidados, mas quando ela aparece é morninha. Chama-se kai shui (开水) que é a água da torneira que foi fervida e depois resfriada à temperatura ambiente. Sabe que é bom? 


Geralmente, durante um jantar com amigos, toma-se cerveja, fraquinha e morna. O vinho tinto será servido em jantares com oficiais do governo ou clientes importantes quando se encontram pela primeira vez. Sabe como eles gostam de beber o vinho? Colocam cubos de gelo no copo e misturam Coca-cola ou Sprite.... ééééca!

Bai jiu na boquinha. Como recusar?


Mas, a bebida preferida da China é o bai jiu (白酒), um destilado feito do sorgo (um cereal) que tem volume alcóolico entre 40 e 60%. Nem tente recusar se o anfitrião lhe oferecer um copinho, é uma ofensa séria. 



Gan bei (干杯) quer dizer literalmente "secar o copo", é o que se diz quando se faz um brinde - e parece que tem que secar o copo mesmo. Em ocasiões festivas há uma loucura de gan beis com bai jiu um atrás do outro.




Bai jiu para todos os gostos e todos os bolsos.


Ficar embriagado durante um jantar de negócios na China não é vexame nenhum. Ao contrário, depõe a favor do bebum. As pessoas vêem com bons olhos aquele que se deixa entorpecer e baixar a guarda. Isto demonstra confiança nos outros a sua volta, imprescindível para fazer acordos na China. Como são muitos jantares até que se feche um negócio, tem que ter fígado! 









Um brinde às diferenças! Gan bei, peng you! Tim-tim, amigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário