sexta-feira, 27 de junho de 2014

Grande chinesice: xiu xi (descanso)!


Pessoal, chegou a hora de adotar umas das minhas chinesices favoritas: um bom e merecido xiuxi, ou como podemos dizer também, descanso, paradinha, break!

O Cloisonné Tradicional

Vaso cloisonné
Aqui, um pouco de cultura e arte tradicional para quem aprecia.


Os utensílios em Cloisonné foram introduzidos na China durante a Dinastia Yuan (1280 – 1368 AC) e ficaram mais populares durante a Dinastia Ming (1450 – 1457 AC). A técnica também é conhecida como "esmalte sobre arame em corpo de cobre". Hoje em dia é largamente utilizada em objetos decorativos, principalmente vasos que são feitos à mão, finamente acabados e bastante caros. 

A seguir o que aprendi numa visita à uma fábrica em Pequim. 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

"Jia You, BaXi!" Vamos lá, Brasil!

Botequinho decorado para receber seus clientes para festa da Copa - Pequim.
Ai ai ai.....daqui de cabeça pra baixo é tão difícil captar qual o ânimo e o clima de Copa do Mundo no Brasil. Com o meu país ganhando uma visibilidade absurda neste momento eu fico nervosa. Será que vão mostrar um monte de estereótipos idiotas para o mundo? O que vai ser? Gente festeira, bundas, praia, favela? Tudo isso regado à salsa ou uma dança caribenha qualquer e gente pobre, mas feliz da vida pulando carnaval - o ano inteiro - pelas ruas esburacadas com vista para o mar? 

terça-feira, 3 de junho de 2014

"Nós" primeiro, "eu" depois.

Em "nosso mundo" os direitos do indivíduo são uma pedra angular da formação do pensamento e dos nossos valores. Temos o direito de ser e fazer, de nos manifestar ao mundo como seres autônomos, com vontades  e desejos próprios que devem ser respeitados por todos os outros indivíduos. Cada um se enxerga no mundo como um ser inteiro com autonomia própria e, pelo menos em tese,  o principal responsável por suas escolhas. 
 
A percepção do próprio "eu" (self awareness) entre ocidentais - azul- e orientais - vermelho