domingo, 25 de maio de 2014

Domingo no Parque.

Medo!!!!
 Final de semana nos parques espalhados pela China é sempre divertido. Há crianças correndo e brincando como na maioria dos lugares do mundo. Há também parques de diversões com brinquedos típicos de parques, mas às vezes  aparecem uns brinquedos com personagens suspeitos com caras esquisitas, meio assustadoras. É, mas nós também gostamos de assustar nossas crianças com caras de palhaço enormes e apavorantes. 

Bom, voltando à China, há grupos praticando tai chi chuan e lutas marciais, outros fazendo coreografias com espadas, bandinhas tocando e senhoras cantando ao microfone com voz esgarniçada que para nossos ouvidos são uma afronta auditiva. Outras se juntam para dançar desde coreografias tradicionais até umas  coisas mais moderninhas. 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Eunucos.

 
 Eunucos existiram em várias épocas e em diferentes lugares. Desde os Sumérios no século XXI AC até os cantores castrati, cujo último representante cantava no coral da Capela Sistina no Vaticano e faleceu em 1922.  Existiram durante o Império Otomano, na Coréia, no Vietnã, na Índia. Suas funções também eram variadas. Na China a prática teve início nos anos 200 AC e perdurou até início do século XX.

O último eunuco vivo da China foi Sun YaoTing. Ele foi castrado pelo pai quando tinha apenas 8 anos. Ironicamente apenas alguns meses antes da queda do último imperador chinês, PuYi, aquele do filme do Bertolucci "O Último Imperador". Em 1988 o diretor Zhang ZhiLing lançou o filme "O Último Eunuco da China" baseado no livro de mesmo nome do autor Jia YingHua sobre a vida de Sun YaoTing.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Feira de Noivos???

Por esta chinesice nem eu esperava! Alguém já ouviu falar em feira de noivos?  Eu já tinha ouvido falar, mas achava que era lenda. Mas não, existe mesmo e com muita frequência. Foi um destes eventos que presenciei em um parque lotado durante um sábado à tarde em Xangai. Na verdade, não se pode chamar de feiras,  porque seria ofensivo, me disseram, não há nada à venda, são chamadas de "xiang qin hui", no inglês a tradução é "blind date". Não gosto muito da tradução para o português que é "encontro às escuras", então vou chamar de feira mesmo! Sem ofensas.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Encontro de aliens.

Comerciantes da etnia Uigur numa feira em Kashgar, XinJiang.


No Brasil temos um jeito muito peculiar de lidar com as diferenças étnicas. Vindo de um povo tão miscigenado como o nosso, dizer que chinês, japonês ou coreano é tudo igual parece só mais uma gracinha. Pois saibam que são bem diferentes entre si. Pasmem, mas existem na China mais de 50 minorias étnicas segundo dados oficias. Lembram dos Uigures, por exemplo?






quarta-feira, 7 de maio de 2014

Para entrar no ritmo.


Para entender melhor a China é preciso esquecer às vezes algumas coisas que pra gente parecem ser tão normais. É preciso fazer um exercício de imaginação ou fazer de conta que acabou de nascer e olhar para as coisas como se nunca tivesse visto aquilo ou pensado naquilo. Daí então procurar enxergar com olhos novos, tentar compreender pela perspectiva de quem viu aquilo desde que nasceu e sempre achou normal. Nada fácil, nada fácil mesmo. A gente tende a ver o mundo com os olhos treinados e a cabeça cheia de conceitos e ideias fixas. Sair desta zona de conforto é bem difícil, é estressante. Mas, é um exercício necessário se não se quer incorrer num erro bobo que infelizmemte acontece com mais frequencia que se pensa que é o de julgar comportamentos a partir dos nossos valores particulares, ou dos da nossa cultura.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Roupa suja se lava em casa, mas se pendura na rua.


Varal de varas de bambu. Será que "varal" vem de vara?


Imagina que você mora num quarto e sala bem apertado. Não tem banheiro dentro de casa e há apenas um pequeno espaço para preparar refeições. Quando precisar fazer as necessidades você tem que ir até o banheiro público que fica a poucos metros de casa. Para tomar um banho você tem que ir à casa de banho do "condomínio". Imaginou?