terça-feira, 29 de abril de 2014

Choque inicial ... em 2008

Este texto na verdade foi um email que escrevi para um amigo pouco tempo depois que cheguei em Pequim para morar pela primeira vez. Isto foi em agosto de 2008!!! Resolvi postar porque em muitos aspectos ele mostra  bem um pouco da confusão por que passamos todos os malucos que resolvem vir pra cá viver de "cabeça pra baixo".  Com certeza eu já aprendi qual xampu comprar e não como atum sabor xixi de cabrito (eu inventei o sabor) e devo mesmo confessar que hoje me sinto em casa aqui, mas continuo afirmando que viver na China pode ser tudo, menos um tédio! Então, lá vai, um gostinho de nostalgia.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Vou de taxi

Olha o taxi lá atrás dos chinesinhos. Acho que ficam rindo da nossa cara!
A não ser durante o verão, pelo resto do ano raramente chove em Pequim. Tomara que você não precise pegar um taxi num dia de chuva. Os taxis não param! Já tentaram me dar várias explicações, nenhuma me convenceu. Uns dizem que os motoristas não querem molhar os bancos do carro pegando passageiros encharcados; outros que eles têm medo de dirigir na chuva porque são muito barbeiros; e até quem me responde "mas pra que você quer sair de casa debaixo da chuva?" quando pergunto.


domingo, 20 de abril de 2014

XinJiang - A China da qual você não ouve falar.

Xinjiang, a Região Autônoma Uigur, é a maior região administrativa da China, ocupa 30% do território do país. Mas não parece China, não! Faz fronteira com quase todos os "istão" que existem: Paquistão, Casaquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirquistão e também com a Rússia, o Tibete e a Mongólia. Xinjiang é cortada pela antiga Rota da Seda que por centenas e centenas de anos foi a principal conexão entre o oriente e o ocidente. Por ela, vários povos deixaram suas marcas. A natureza é estupenda. Às margens da Rodovia de Karokoram - que chega até o Paquistão – há um deserto sem fim rodeado por montanhas de gelo de picos com mais de 7000 m de altitude. Entre elas surgem verdadeiros oásis à beira de lagos imensos perdidos nas alturas. É de tirar o fôlego (literalmente)!
Às margens da Rodovia Karokoram.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Falando chinês.


O chinês é uma das línguas mais faladas do mundo, especialmente entre os chineses, claro. Também pudera, eles são quase 20% da população mundial. Mas, se o chinês não for sua língua materna, então será uma língua muito difícil de aprender. Os chineses sabem disso. Por isso, ficam tão empolgados quando um “narigudo” - maneira “carinhosa” de se referir a um estrangeiro - fala, ou tenta falar em chinês. Não importa quão pequena seja a frase, eles vão aplaudir seu esforço e mesmo que não tenham entendido muito bem o que você quis dizer vão fazer que sim: "Hao, hao!" (bom, bom!). E é mesmo sincero.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

É o amor....

É cada vez mais comum em Pequim ver casais de namorados passeando juntos, de mãos dadas, cheios de amor pra dar. Também notei que estão mais beijoqueiros de uns tempos pra cá. Demonstrar afeto em público ainda não é bem visto por todos. Portanto, é para a juventude uma forma de contravenção social, de demonstrar rebeldia e mostrar que são descolados.  Agora, descolados mesmo são os "qinglu zhuang", ou seja, roupa de namorados! Para demonstrar que se amam e que estão juntos muitos casais se vestem com roupas iguais ou combinando, em versões masculina e feminina, quando saem para passear ou para um evento qualquer.

Olha só este casal de "qinglu zhuang".

terça-feira, 15 de abril de 2014

Antiguidades feitas na hora.

Pegando o gancho da foto do post anterior, vou falar da primeira chinesice que me vem. 

The Great Wall of China at Badaling, 1877, National Archives (London), NA01-88
O monumento mais conhecido da China é a Muralha. Ela começou a ser construída no ano 500 AC. Imaginem o quanto ela é velhinha e o quanto já vivenciou da história longa e conturbada, cheia de altos e baixos, guerras e períodos de paz quase cíclicos que compõem a memória coletiva deste povo. Dá pra imaginar quantas bombas explodiram e quantas vidas se perderam ao longo da Muralha? Houve tempos em que pedras eram tiradas para a construção de casas e do que mais fosse preciso.


Ni hao!

Falar sobre a China é um desafio. Quando perguntam como é a China e como é viver aqui, a primeira coisa que me vem a cabeça é dizer que é muito, muito diferente. Mas, então vem a inevitável pergunta na sequência: diferente como? Ai....céus! Dá até dor de barriga. Por onde começar?